Rafael Keidann
Pastor auxiliar na igreja Verbo da Vida Água Verde
O que você prefere? Um carro básico, com apenas alguns opcionais (como alarme, som, vidro elétrico) ou completo (com ar condicionado, direção hidráulica, bancos de couro, etc.)?
Não sei você, mas eu com certeza prefiro um carro completo e confortável. Entretanto, na hora de comprar um novo carro, você não pode se basear apenas na sua vontade, mas precisa encaixar dentro de sua realidade financeira.
Digamos que as suas condições permitam confortavelmente o financiamento de um carro básico dentro do seu planejamento, ou seja, você não precisará mudar em nada sua rotina para adquirir esse carro.
Outras opções são apresentadas a você. Uma delas é uma versão com alguns opcionais, a qual aumentará um pouco a prestação e que te fará ter que realizar um pequeno sacrifício mensalmente para cobrir a diferença (como diminuir as viagens, passeios). A outra opção é a versão completa do carro com todos os opcionais disponíveis, contudo, para pagar essa parcela você precisará aumentar o sacrifício mensal cortando a televisão a cabo, deixando de jantar fora, mudando as férias para um lugar mais simples.
As três opções de carro são viáveis para você adquirir, entretanto, quanto melhor for o carro maior será o custo, e maior será o sacrifício necessário para adquiri-lo. Você é quem precisa definir o que é mais importante e o que vale a pena abrir mão (ou não).
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)
A Palavra de Deus nos revela que Deus tem uma vontade para nossas vidas e essa vontade é “BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA”. Se a vida que você está vivendo não é boa, agradável e perfeita, certamente não é a vida que Deus sonhou para que você vivesse.
Jesus, o maior e melhor exemplo que podemos seguir, foi alguém que decidiu experimentar e comprovar plenamente a vontade de Deus para sua vida. Tudo começa com algo simples (não quer dizer que seja fácil): a decisão de seguir a vontade de Deus em detrimento da sua própria vontade. Ele mesmo declarou: “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.” (João 6:38).
“Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: ‘Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste’. Então disse: ‘Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus’.” (Hebreus 10:5-7)
Enquanto “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52), ele leu, estudou e meditou na Escrituras e se encontrou nelas. Jesus encontrou o que estava escrito no Livro a seu respeito e decidiu viver em obediência e cumprir plenamente a vontade de Deus, seu Pai.
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)
Da mesma forma como Deus sonhou e planejou uma vida para Jesus, o Pai sonhou com você antes mesmo de você ser concebido! Se você pudesse ver a realidade celestial, contemplaria um lugar onde estão armazenados livros onde estão registrados os sonhos, planos e propósitos de Deus para sua vida, os quais revelam a vontade de Deus, que com toda a certeza é boa, agradável e perfeita!
Uma grande mentira que, de tanto ser repetida, tem recebido créditos como se fosse uma verdade bíblica, é que se algo for da vontade de Deus vai se cumprir independentemente da nossa vontade. Se isso fosse verdade, todos os homens seriam salvos, pois essa é a vontade de Deus (1 Timóteo 2:4), mas sabemos que nem todos serão salvos, pois isso é uma decisão pessoal.
Infelizmente, muitos saíram da “concessionária celestial” e passarão a vida inteira dirigindo um carro básico, enquanto poderiam desfrutar de todo o conforto e prazer do carro completo. Jesus pagou com o seu sangue na cruz o preço para que todos os homens pudessem desfrutar da boa, agradável e perfeita vontade de Deus, entretanto, muitos de nós têm vivido uma vida medíocre porque preferem experimentar e comprovar os resultados de suas próprias vontades.
Você já parou para pensar onde estão acumuladas as maiores riquezas desta terra? Não estão nas minas de diamantes ou nas jazidas de petróleo, mas nos cemitérios, pois é lá que estão os melhores livros que não foram escritos, os produtos que não foram lançados, as empresas que não foram iniciadas, os relacionamentos que nunca começaram, os filhos que nunca nasceram.
Deus é tão bom que nos deu a liberdade de escolher a qual vontade seguir: a nossa ou a dele!
Não sei qual será a sua decisão, mas eu entendi que Deus é muito mais sábio do que eu e que os seus caminhos e os seus pensamentos são mais altos que os meus (Isaías 55:9). Por isso eu escolhi confiar em Deus e me oferecer em sacrifício vivo, santo e agradável a Ele; escolhi abrir mão da minha vontade para experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para minha vida.
Você também pode. Não fique com um carro básico enquanto existe um completo aguardando por você!